quarta-feira, 10 de novembro de 2010

SINDICATO INVESTIGA ACIDENTE DE SERVIDOR COM MOTOSSERRA

10 de novembro de 2010
O acidente que vitimou um trabalhador da Prefeitura na tarde de segunda-feira, quando ele realizava poda de árvores na avenida Teófilo Lamounier, bairro Boa Vista, mobilizou o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba, que requisitou ontem à Seção de Segurança e Medicina do Trabalho um relatório detalhado sobre a ocorrência. “Nossa diretoria e a assessoria jurídica vão analisar o relatório, conversar com o servidor acidentado e com testemunhas, para saber o que realmente aconteceu, e verificar se há necessidade de o sindicato se envolver no caso”, disse o presidente do SSPMU, Luís Carlos dos Santos, ao Jornal da Manhã.
O sindicalista revela que, ao tomar conhecimento do acidente, entrou em contato com vários setores da Prefeitura de Uberaba para cobrar providências, e foi informado por representantes do governo municipal de que o trabalhador acidentado foi medicado, encontra-se em casa e será acompanhado por uma assistente social – além de a Seção de Medicina e Segurança do Trabalho ter tomado as medidas cabíveis no caso.
Reforço. Luís Carlos dos Santos não quis “precipitar um julgamento” – segundo palavras dele mesmo – sobre as informações de que o trabalhador estava sem equipamento de segurança e que o acidente teria sido motivado por isso. “Vamos analisar com critério, com ética e com respeito ao companheiro vitimado”, garantiu o sindicalista.
Entretanto, ele lembrou que, em assembleia geral realizada pelo SSPMU na sede da entidade, na noite de segunda-feira desta semana, um dos temas mais debatidos foi a necessidade de a Prefeitura de Uberaba implementar, em regime de urgência, melhorias na segurança e medicina do trabalho para seus servidores. “Na pauta de reivindicações de 2011, aprovada por unanimidade na assembleia de segunda-feira, estamos reforçando um pedido feito nas pautas de 2009 e de 2010, e insistentemente batido pelo Sindicato junto ao governo municipal: a aquisição e distribuição de equipamentos de segurança”, afirmou o presidente do SSPMU.
Segundo Luís Carlos, em contatos com o sindicato, o secretário de Administração, Rômulo Figueiredo, assegurou que os equipamentos foram comprados e que a distribuição deve acontecer breve. “Ainda assim, insistimos na pauta de 2011, inclusive para que a prefeitura volte a instalar a Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), que está desativada”, reforça o sindicalista.
Ação. O secretário municipal de Infraestrutura, José Eduardo Rodrigues da Cunha, o Zé da Égua, determinou a abertura de um processo administrativo para apurar o acidente, informa o diretor de Comunicação da PMU, Márcio Gennari.
Segundo ele, os primeiros levantamentos apontam que o trabalhador tinha disponível – e usava – o equipamento de segurança necessário ao exercício da função, sendo ele constituído de perneira, óculos e luvas, mas que já havia sido retirado quando o Corpo de Bombeiros chegou para atender à ocorrência.
Gennari reforça que a licitação para a aquisição dos chamados EPIs (Equipamento de Proteção Individual) já foi concluída e agora a PMU aguarda para finalizar a compra.

Fonte: Jornal da Manhã – Uberaba/MG