Guardas municipais buscam mais visibilidade
I Seminário de Segurança Pública em Mangaratiba debate valorização dos profissionais da Guarda Municipal no estado
Para comemorar o Dia Nacional da Guarda Municipal, o Sindicato dos Servidores Públicos de Mangaratiba e a Federação das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos do Estado do Rio de Janeiro (Fasp-RJ) realizaram durante toda a segunda-feira (10), o I Seminário de Segurança Pública do Estado. O evento realizado na pousada Imperial, em Nova Mangaratiba discutiu o tema “Guardas Municipais e os desafios da Segurança Pública”. Durante o seminário assuntos como competências, capacitação e regulamentação, tendo em vista que os profissionais da Guarda Municipal não são regulamentados foram debatidos por autoridades de Segurança Pública.
O seminário reuniu representantes de diversos municípios do Estado do Rio de Janeiro com a presença de diversos comandantes representando as Guardas Municipais de cidades como: Maricá, Niterói, São João da Barra, Nilópolis, São João de Meriti, Barra Mansa, Paracambi entre outros.
Presente ao evento, o presidente da Fasp-RJ, Marcos Vinício Gomes Pedro, parabenizou a Guarda Municipal pelo seu dia e destacou a necessidade de mais qualificação e visibilidade nas ações que a instituição vem realizando em todo o Estado. “É necessário em qualquer serviço público cada vez mais qualificação. Mas não é isso o que acontece, pelo contrário, o que existe é a falta de investimento na área do setor público, em que não são renovados os quadros funcionais com concursos devidos e preenchidos por formas que deixam muito a desejar com as terceirizações. Eu já presenciei, guardas municipais saírem na rua enfrentando bandidos, com arma de brinquedo. Os parabenizo pela nobreza da profissão onde colocam em risco a própria vida. São heróis sem reconhecimento”, destaca o presidente.
De acordo com Valdecir Moreira de Freitas, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Mangaratiba e guarda municipal esse será um dos muitos encontros de uma série que a instituição pretende realizar a partir do ano que vem. “Já participamos de vários seminários como esse em outros estados, onde já existe uma rotina de encontros mensais, mas no Rio de Janeiro não existia. O objetivo de encontros como esse é unir forças para que o trabalho da guarda municipal seja reconhecido, regulamentado e principalmente tenha visibilidade em âmbito nacional”, diz Valdecir ressaltando ainda que os trabalhos executados pelos guardas municipais hoje em Mangaratiba e em outros municípios do Rio de Janeiro são vistos por muitos de uma forma desprezível e um tanto preconceituosa. “Hoje em dia o guarda é visto com um certo desprezo. Tem gente que acha que não temos treinamento algum, e que só servimos para cuidar das praças e jardins. Mas é justamente o contrário. Na verdade a guarda municipal está inserida na segurança pública há muito tempo e atua na segurança dos cidadãos, inclusive já ajudamos a efetuar diversas prisões, e não atuamos armados, e somente força de vontade em ajudar ao próximo. Hoje em dia não se pensa na questão de segurança em Mangaratiba sem a presença atuante da Guarda Municipal”, finaliza o presidente.
Fonte: Jornal Atual